Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

autodj
No comando: Super Domingo DJ

Das 00:00 às 23:59

mailson
No comando: Forró Fest

Das 18:00 às 20:00

a-hora-da-palavra
No comando: PROGRAMA A HORA DA PALAVRA

Das 19:00 às 21:00

daniel
No comando: Mesa Esportiva

Das 20:00 às 22:00

josimar
No comando: Unção de Deus

Das 20:00 às 22:00

eu-na-foto
No comando: Memória Digital

Das 20:00 às 22:00

NOTÍCIAS DE NOSSA CIDADE!

Compartilhe:
20181224_075104

Prefeitura de Fortaleza suspende Ciclofaixa de Lazer. A medida faz parte do plano de contingência e de forma preventiva, para evitar a disseminação do Coronavírus em Fortaleza. A Prefeitura de Fortaleza suspenderá, temporariamente, a Ciclofaixa de Lazer, que acontece aos domingos, das 7h às 13h. A medida faz parte do plano de contingência e de forma preventiva, para evitar a disseminação do Coronavírus em Fortaleza.

As Rotas Leste, Oeste e Sul que funcionam conectando os bairros São Gerardo, Montese e Cocó por meio de trajetos que iniciam nos tradicionais pontos de apoio, que ficam na Praça Jonas de Freitas, Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida e Anfiteatro do Parque do Cocó serão suspensas temporariamente.

Passado o período de contingência, a Ciclofaixa de Lazer será retomada e seu retorno novamente anunciado.

_______________________________________________________________________________

Secultfor anuncia adiamento de eventos de equipamentos culturais. A medida atende determinação de decreto publicado na terça, pela Prefeitura de Fortaleza, no Diário Oficial do Município.A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) anuncia o cancelamento da programação dos equipamentos públicos culturais do município pelos próximos 15 dias, a partir de terça-feira (17/03). A medida atende determinação de decreto publicado na terça, no Diário Oficial do Município, pela Prefeitura de Fortaleza.

O decreto determina ações emergenciais de combate ao Covid-19, como o cancelamento de eventos públicos com mais de 100 pessoas, além de atividades coletivas em equipamentos públicos que possibilitem a aglomeração de pessoas, tais como shows, cinema, teatro, biblioteca e centros culturais, o que inclui todos os espaços culturais públicos administrados pela Secultfor.

Entre os espaços culturais do Município estão a Vila das Artes, o Mercado dos Pinhões, o Mercado Cultural dos Pinhões, o Mercado da Aerolândia, o Centro Cultural Belchior, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, o Teatro São José, além das bibliotecas públicas municipais Dolor Barreira, Cristina Poeta e Herbênia Gurgel. Os eventos nesses espaços serão suspensos, exceto as atividades gastronômicas.

A Secultfor ressalta ainda que as atividades administrativas da própria pasta e dos equipamentos serão mantidas.

As ações previstas no âmbito municipal contemplam ainda diversas esferas, entre elas, alterações na logística do transporte público, da Educação, da Saúde e da fiscalização.

O momento requer compreensão e consciência coletiva. Suspender as atividades neste momento é uma medida de cuidado com as pessoas e de prevenção da proliferação do Coronavírus (Covid-19).
_______________________________________________________________________________

Prefeito Roberto Cláudio se reúne com Comitê Municipal e decreta novas medidas de prevenção e combate ao coronavírus.Entre as novidades anunciadas, o Prefeito compartilhou a garantia da ampliação no atendimento em urgência e emergência em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).Nesta terça-feira (17/03), o prefeito Roberto Cláudio se reuniu novamente com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, no Paço Municipal. Durante o encontro, que contou com gestores da Saúde e de outras áreas, foram avaliadas e definidas novas diretrizes para combater e prevenir a Covid-19 em Fortaleza.
“Hoje nos reunimos com o Comitê para discutir as ações preventivas e assistenciais que estão sendo desenvolvidas e planejadas na Cidade com a participação de diversas secretarias envolvidas, em especial a Saúde, por meio da secretária Joana Maciel, que está na liderança e coordenação dessas atividades”, declarou o Prefeito.

Saúde

Entre as novidades anunciadas, o Prefeito compartilhou a garantia da ampliação no atendimento em urgência e emergência em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o acréscimo de 140 leitos, já em abril, nos equipamentos do Jangurussu, Itaperi, Bom Jardim, Vila Velha e Edson Queiroz.

Para a realização de testes do coronavírus, seis UPAs municipais (Jangurussu, Bom Jardim, Vila Velha, Itaperi, Cristo Redentor e Edson Queiroz) irão realizar exames nos pacientes suspeitos, seguindo critérios que levam em consideração sintomas da doença, estadia fora do país, em São Paulo ou no Rio de Janeiro, nos últimos 15 dias.

Roberto Cláudio explicou, ainda, que a distribuição de medicamentos terá algumas modificações. “A primeira mudança é que as receitas que tinham validade de seis meses passarão para 12. Pacientes com mais de 60 anos que fazem uso contínuo de remédios, como diabéticos e hipertensos, receberão estoque para 60 dias. Aqueles com mais de 80 anos, que possuem maior risco em relação à doença, receberão esses medicamentos em domicílio, bem como a imunização contra a gripe durante a campanha de vacinação”, declarou.

Foi definido, ainda, que entre o final do mês de março e o começo de abril, a Rede Municipal de Saúde contará com o reforço de 100 novos médicos do Programa Médico Família Fortaleza nos postos de saúde. A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado.

A reposição dos profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, também foi sinalizada, possibilitando o acréscimo de mais 155 médicos, com expectativa de chegada em abril.

O Prefeito também anunciou a manutenção dos serviços de atendimentos de saúde, permanecendo em sua totalidade durante esta quinta e sexta-feira (19 e 20/03), feriado e ponto facultativo, além da possibilidade da abertura de postos de saúde nos finais de semana.

Foi definida, ainda, a implementação de campanhas educativas envolvendo servidores da Educação e agentes comunitários de saúde.

Transporte público

Como divulgado nesta segunda-feira (16/03), Roberto Cláudio reforçou que já foi iniciado o protocolo de higienização dos transportes públicos da Cidade e que a atividade será realizada diariamente. As janelas dos ônibus com ar-condicionado também começaram a ser abertas para maior ventilação e a estimativa é de que 100% da frota já esteja circulando dessa forma a partir desta quarta (18/03).

Já foram implantados, também, dispositivos de álcool em gel em todos os terminais para higienização dos passageiros, além do início da implantação de pias adicionais para lavagem de mãos. Campanhas educativas e distribuição de material gráfico também serão feitos nesses equipamentos, para conscientizar e informar os passageiros sobre o assunto e os cuidados que devem ser tomados.

Educação

Pensando no bem-estar e na manutenção da alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino durante o período sem aulas, o prefeito Roberto Cláudio disse estar buscando uma solução viável para continuar a prestação desse serviço. “Uma de nossas preocupações é com a alimentação dos estudantes. Estamos verificando uma alternativa para oferecer aos estudantes a oportunidade de se alimentarem, ao mesmo tempo que a logística não seja um risco de contaminação”, afirmou.

Esporte e lazer

Como medida de prevenção, foi definido ainda que será suspensa a Ciclofaixa de Lazer a partir do próximo domingo (22/03), além das atividades do projeto Atleta Cidadão nas Areninhas.

_______________________________________________________________________________

Prefeitura decreta situação de emergência em saúde pública em decorrência do novo coronavírus.O Decreto Nº 14611 define medidas preventivas e assistenciais em diversas áreas, visando o reforço no combate à Covid-19.A Prefeitura de Fortaleza publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (17/03), Decreto de situação de emergência em saúde pública em decorrência do novo coronavírus. A confirmação de pessoas com a Covid-19 e o aumento no número de casos suspeitos na Capital foram os fatores que levaram à decisão.

O Decreto Nº 14611 aplica mudanças preventivas e assistenciais em diversas áreas. Entre elas, está a autorização para trabalhar de casa os servidores com idade igual ou superior a 60 anos, entretanto, a medida não se aplica aos servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Guarda Municipal, Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Agência Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

O documento afirma, ainda, que os servidores em retorno de viagens do exterior, do Rio de Janeiro e de São Paulo que apresentem ou não os sintomas da Covid-19, devem fazer o autoisolamento pelos próximos 60 (sessenta) dias, a contar desta terça-feira (17/03), e informar à sua chefia direta para a adoção de providências.

DEMAIS MEDIDAS

Transporte público

Toda a frota receberá rígida higienização diária. A iniciativa contempla todos os ônibus e vans da Cidade e visa à minimização do contágio pelo novo coronavírus. Paralelamente, toda a frota de ônibus da Capital operará com janelas abertas, minimizando possíveis riscos potencializados pelo ar-condicionado. Serão realizadas, ainda, campanhas educativas por meio de materiais gráficos.

Educação

Estão suspensas as atividades educacionais da Rede Municipal de Ensino por 15 dias. As aulas serão ministradas até esta quarta-feira (18/03). Paralelamente, a Prefeitura de Fortaleza buscará alternativas para assegurar a logística de alimentação dos alunos. Já a Academia Enem, que reúne, aos finais de semana, cerca de 6 a 8 mil alunos no Ginásio Paulo Sarasate, terá estrutura online para a realização das aulas.

Eventos públicos de grande porte

Ficam suspensos, também por 15 dias, eventos públicos com concentração igual ou superior a 100 pessoas. Jogos em estádios de futebol e eventos esportivos em geral serão realizados com portões fechados.

Atividades direcionadas à terceira idade

Serão suspensos, também por 15 dias, eventos esportivos, sociais e culturais voltados à terceira idade para evitar aglomerações.

Suspensão de voos internacionais para o Ceará

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana enviaram ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará. Estão canceladas viagens laborais nacionais e internacionais para servidores municipais, exceto em situações emergenciais voltadas ao combate à Covid-19.

Rede Assistencial de Saúde

Foi decretada a suspensão das férias dos servidores da Saúde pelo período de 30 dias, a contar a partir desta terça-feira (17/03).

Cobrança de preços abusivos

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) serão responsáveis por fiscalizar se farmácias, supermercados, distribuidores e fábricas estão elevando preços de máscaras, álcool em gel e de luvas sem justa causa. Estabelecimentos podem sofrer penalidades, que vão desde a advertência e multa à interdição do local.

As suspensões referentes ao decreto podem ser prorrogadas ou suspensas mediante avaliação.

_______________________________________________________________________________

AMC prorroga prazo de credenciais de estacionamento de idosos e pessoas com deficiência. A medida é preventiva para evitar deslocamentos até as Centrais de Atendimento do órgão. Idosos e pessoas com deficiência que tiverem com as credenciais de estacionamento vencidas terão mais 60 dias para regularizar a situação. A medida foi viabilizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para evitar idas desnecessárias às Centrais de Atendimento do órgão em virtude dos recentes casos de Covid-19 registrados no Ceará.

Apesar da prorrogação do prazo, que vai até o dia 17 de maio, quem optar por renovar o documento deve fazer de forma online pelo aplicativo “AMC Móvel” ou pelo canal Central AMC.

Quem tem direito?

Além dos idosos com mais de 60 anos, toda pessoa com deficiência, seja esta física, mental, intelectual ou sensorial que cause comprometimento direto ou indireto de sua mobilidade, pode utilizar as vagas especais de estacionamento. Mas para fazer valer esse direito, quem se enquadra neste perfil deve obter uma credencial junto ao órgão de trânsito.

Como obter a credencial?

Para obter a credencial, basta que os interessados apresentem a identidade, o CPF e o comprovante de endereço atualizado informando que reside em Fortaleza. No caso do deficiente, é preciso acrescentar o laudo médico que ateste a deficiência. A emissão do documento é entregue na hora, podendo ser utilizado em qualquer veículo ocupado pelo beneficiário, seja na condição de motorista ou passageiro. O prazo de validade é de cinco anos.

O serviço vem sendo disponibilizado nas Centrais de Atendimento da AMC (RioMar, Shopping Benfica e Del Paseo) e no Vapt Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra. O procedimento é simples e também pode ser realizado pelo APP ou pelo canal Central AMC.

Punição

O desrespeito às vagas especiais de estacionamento configura infração de natureza gravíssima, sete pontos no prontuário do condutor e multa no valor de R$ 293,47, conforme preconiza o Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

FONTE: Prefeitura Municipal De Fortaleza

Deixe seu comentário: